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quinta-feira, 24 de julho de 2014

International Mobility Program, conhecendo o caminho da Pedras!!!

   Olá amigos do Frozen Pequi! Os Seguidores do blog com mais de trinta anos de idade talvez se lembrem de como era difícil conseguir fazer uma ligação telefônica. Nos primórdios da telecomunicação ter uma aparelho particular era praticamente um luxo, assim como a geladeira o foi na década de 50. Mas conseguir uma ligação telefônica de longa distancia então não era tarefa fácil, o cliente precisava se dirigir a um centro telefonia, de dentro de uma cabine chamar uma central telefônica e requisitar que a telefonista lhe conectasse com determinado usuário, ao final da chamada o valor da ligação era pago avista na central de telefonia. Esse processo bem segmentado e cheio de etapas estava sempre suscetível a problemas; o sucesso da realização de uma simples chamada dependia de o posto de telefonia estar em horário de funcionamento, dependia do humor e da boa vontade da telefonista que transferia as chamadas, dependia da manutenção dos escassos aparelhos telefônicos estarem em dia e funcionando e dependia do usuário ter consigo alguns trocados em dinheiro para pagar pelas ligações avista. Naquela época não existia caixa eletrônico  então que desejasse fazer uma ligação no domingo, deveria se programar desde a tarde de sexta-feira para passar no banco e garantir uns trocados no fim de semana.
      Esse panorama do principio da telefonia é quase surreal diante da realidade dos Smartphones de hoje, que com apenas poucos toques são capazes de abrir uma janela para o mundo. Os telefones se tornaram computadores pessoais que colocam na palma da mão do usuário informações e poderes nunca antes imaginados. Mas afinal, o que essa historia tem haver com o processo de imigração para o Canadá?!
      De maneira simplista podemos dizer que o International Mobility Program-IMP está para a imigração assim como os Smartphones para a telefonia, e por consequência o TFW  e o processo de  LMIA são o velho centro telefônico. Isso acontece porque o IMP é a solução mais simples, o acesso mais prático e dinâmico ao mercado de trabalho Canadense. Como um smartphone mais novo ele também não é barato mas proporciona inúmeras vantagens. Existem algumas atividades que não precisam de work permit para serem exercidas, mas outras apesar de precisarem de um work permit estão isentas do processo de LMIA.
     O IMP engloba todas as vertentes de permissão de trabalho que não precisam de uma LMIA sob o mesmo regime de regras. Pessoas de algumas nacionalidades especificas ou de alguns tipos de visto são exceções a necessidade de uma LMIA, para ocupar uma vaga de emprego em uma empresa Canadense.Esse sistema de exceção existe principalmente para oferecer competitividade ao mercado Canadense em acordos de cooperação entre países, como o NAFTA e outros. Mobilidade da mão-de-obra é um dos princípios básicos desse tipo de acordo, e um pais que imponha barreiras nesse sentido pode perder competitividade para outros do mesmo bloco. Para se ter uma idéia de como isso pode acontecer basta olhar os dados do ESDC de 2011, enquanto 12.000 americanos trabalharam no Canadá através do NAFTA, cerca de 39.000 pessoas do já minguado mercado de trabalho canadense foram trabalhar nos Estados Unidos.
    Além de acordos de cooperação multilateral como o NAFTA também participam desse programa de exceção a LMIA, funcionários de empresas multinacionais Canadenses em processo de transferência interna, Jovens e Estudantes dos 32 países pertencentes ao programa International Experiencie Canadá  e Estudantes Acadêmicos de universidades ou instituições de ensino afiliadas e seus cônjuges.
    Muitos cidadãos de outros países que possuem algum tipo de tratado internacional com o Canadá podem se inscrever para uma permissão de trabalho sem que o empregador precise obter uma LMIA para aquela vaga. Contudo dento do âmbito do IMP os empregadores continuarão não precisando de uma LMIA mas terão de transmitir para o CIC todas as informações relevantes a respeito da vaga, e só depois disso é que o candidato terá direito de se inscrever junto ao CIC para a sua permissão de trabalho. Haverá ainda a instituição de uma taxa de CAD$ 230,00 para cada work permit emitido por este sistema para o custeamento do processo, e o governo espera com isso poder conseguir informações relevantes de monitoramento do programa.
   Essa regra também vale para jovens trabalhadores oriundos do programa International Experiencie Canadá no qual cidadãos dos 32 países que tem acordo bi-lateral com o Canadá tem acesso a um programa de intercambio profissional facilitado. Esses programas de intercambio passarão por uma revisão, um por um, para assegurar que haja equilíbrio entre os países envolvidos, alem disso haverá a implementação de uma campanha de popularização do programa entre os jovens Canadenses. Funcionários de empresas de multinacionais canadenses em processo de transferência também precisarão passar informações ao CIC que se certificará que as posições sendo ocupadas realmente exigem algum grau de especialização.
   Existe ainda um outros grupos de pessoas  que são exceção a necessidade de uma LMIA para obtenção de um Work Permit, são os estudantes de cursos acadêmicos, cônjuges de estudantes e cônjuges de portadores de work permit de outro tipo. A diferença dessa categoria para as outras exceções de LMIA é que nesse caso os Work Permit expedidos são do tipo OPEN, sem restrição sobre empregador,  e que através do IMP custarão CAD$ 100,00.

      Não é a primeira vez no Frozen Pequi que falamos a respeito da suspeita de uma facilitação velada do caminho para a residência permanente, através do programa de estudos. Se colocarmos na balança todas as modificações relatadas nos últimos dois posts (aqui e aqui) e também o aperto nos outros programas de exceção de LMIA, quase podemos dizer que o Governo do Canadá colocou uma placa dizendo "Vagas Aqui" em todo o sistema de estudos acadêmicos.Tanto o FSW e o CEC dão vantagens claras aos que graduam por uma Instituição de Ensino Canadense, olha que nem falamos ainda da benesses provinciais. Algumas províncias devolvem até 60% do valor gasto com tuition para o estudante que resolver ficar definitivamente após a graduação. Existe uma preocupação clara do Governo do Canadá para que pessoas oriundas do regime de Residência temporária(trabalho temporário ou estudo), sejam levadas para o regime de Residência Permanente-PR, e uma das razoes para esse esforço é o aspecto econômico local.
       Indivíduos sob o regime de residência provisória não se estabelecem, geralmente transferem boa parte de seus rendimentos para os países de origem, moram precariamente muita das vezes dividindo um aluguel com mais cinco ou seis pessoas, raramente investem na compra de um automóvel, imóvel ou outro bem de consumo durável. Quando se estabelecem provisoriamente as pessoas geralmente só investem no essencial, gastam menos com vestuário, não gastam com atrações de lazer e cultura, se alimentam precariamente e muitas das vezes se apoiam na rede de assistência social, ou seja não movimentam a economia local apesar de contribuírem com seus impostos. 
    Mesmo os que chegam ao Canadá pela primeira vez já pelo programa de residência permanente, enfrentam problemas de adaptação ao peculiar mercado de trabalho Canadense, e o reconhecimento de credenciais parece ser o maior deles. Apesar do Governo reconhecer as habilidades e os títulos dos candidatos a ponto de garantir-lhes vaga no programa de PR, o mesmo não é necessariamente verdade quando se trata do mercado de trabalho e a inaptidão de exercer a profissão para a qual foram escolhidos no processo de imigração é a maior reclamação entre os recém-chegados. Profissionais, plenos em seus países de origem, geralmente são forçados pelo mercado a voltar para o banco da escola e até mesmo aceitar posições de nível técnico inferior as que ocupavam para ter acesso ao mercado de trabalho.
   Existem vários fatores que podem impactar na inserção no mercado de trabalho como a adaptação ao idioma, adaptação as novas estruturas de currículo como Cover Letter e Resume, adaptação a cultura de trabalho local,  mas principalmente o reconhecimento e validação do diploma do ensino superior. Esse ultimo item é um obstáculo especial no caminho dos que pertencem a categoria de uma das profissões regulamentadas, processos para obtenção da licença plena para exercer a profissão podem demorar de 1 a 4 ou 5 anos, dependendo da carreira escolhida. Estudos estatísticos mostram que imigrantes recém-chegados recebem cerca de 20% menos que sua contra-parte canadense, 5 anos após sua chegada ao pais essa diferença diminui para 12%, e 10 anos após a sua chegada essa diferença é ainda de 4%.
   Não são raros os casos em que a primeira geração de imigrantes fica presa a base da piramide do mercado de trabalho, mas seus filhos que usufruíram do sistema de ensino canadense conseguem criar um ponto de virada de suas histórias. E talvez seja por isso o governo tenha aberto um caminho mais seguro, e de desenvolvimento continuo através do programa de estudos para os que desejam imigrar.
   Outro motivo para o Governo incentivar o programa de estudos são os dividendos que alunos estrangeiros trazem nesse processo. O sistema de ensino superior no Canadá é pago assim como em outros países, mas ele é fortemente subsidiado pelo Governo Federal e Provincial para estudantes locais. Por isso há uma disparidade enorme entre o custo da Tuition dos Canadenses e dos estudantes estrangeiros. Estudantes estrangeiros chegam a pagar 4 vezes o valor de um canadense comum e a contribuição desses montante para a economia local não pode ser subestimada, vejamos:  O governo estima que em 2020 cerca de 500 mil estudantes de todo o mundo deverão vir para o Canadá, se cada um tiver de pagar uma Tuition média de CAD$ 15.000,00  estaremos falando de um setor na economia que movimenta só com tuition de estudantes estrangeiros 7,5 bilhoes de dólares por ano, se levarmos em consideração que para ingresso com o visto de estudante o estrangeiro precisará trazer no minimo mais CAD$ 10.000,00 para despesas pessoais esse numero pula para 12,5 Bilhões de dólares por ano. Pode não parecer muito para uma economia de 1,5 Trilhões de dólares, mas é aproximadamente o mesmo volume de dinheiro movimentado por ano pela Industria de Arte e Entretenimento, e corresponde a metade do valor da industria da Agricultura Caça e Pesca no Canadá.
    Outros benefícios do programa de estudos ser a porta de entrada para o Canadá é que o candidato será exposto a cultura e a diversidade local, terá um tempo maior de familiarização com o idioma, inclusive com os termos técnicos da sua profissão.O candidato terá ainda a oportunidade de estagiar e conhecer o mercado de trabalho em uma condição onde os erros são parte do aprendizado e a absorvição do conhecimento fica mais natural e as raízes crescem. 
     Enfim, as facilidades provenientes do open work permit podem trabalhar em seu benefício e para os que vão fazer essa jornada como casal os benefícios são ainda maiores, como vocês já sabem através do Frozen Pequi, na província de Manitoba o cônjuge do estudante trabalhando full-time por 6 meses no mesmo emprego pode se inscrever para residência permanente através do processo provincial. portanto não percamos tempo e vamos aos livros!!!






Abraço.

Odilon.


PS: Tenho visto muita gente especulando sobre pegar o PR pelo processo de nomeação de uma província e depois se mudar para outra, pois afinal o PR é nacional "e você é livre para ir e vir de onde quiser". O PR realmente é nacional, mas quando o consegue por nomeação de  uma determinada província é esperado que o candidato fique lá, embora possa viver normalmente em outro lugar enquanto seu PR tiver validade, podem e devem haver problemas para sua renovação, ou mesmo problemas quando do pedido para a cidadania canadense. O Governo está monitorando esses movimentos e pode ser que depois de ter construído toda uma vida no Canadá o candidato tenha de voltar porque não está mais apto para a cidadania ou a renovação do seu PR por ter "traído" a sua província de origem.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Entendendo o Novo TFW !!!

    Olá amigos do Frozen Pequi! Aqueles que tem acompanhado esse blog já sabem a minha opinião a respeito da importância do 1° emprego, no processo de adaptação em um novo país. Pelo que tenho lido nos blogs e  relatos de outros imigrantes quando se trata do 1° trabalho em terras estrangeiras as pessoas tem três estratégias distintas.
     Há aqueles que estão comprometidos em procurar exclusivamente uma posição em carreira do mesmo nível que ocupavam no pais de origem, muitas vezes trabalhando de forma voluntária para estabelecer o seu valor como candidato àquela posição. O que acontece muito nesses casos é que o uma proposta concreta pode demorar seis meses ou ainda mais tempo para aparecer. Em alguns casos, por circunstâncias diversas essa proposta nunca aparece e os que optaram por esse caminho acabam consumindo uma quantia considerável senão, todo o conteúdo de suas poupanças.O risco de esgotar a poupança de uma vida inteira é a grande desvantagem dessa estratégia, mas os esporádicos casos de exito provam ser recompensadores aos vitoriosos. Não é preciso dizer que para implementar essa estratégia o tamanho da poupança do candidato deverá ser excepcional, os valores devem ser bem superiores ao minimo exigido pelos órgãos de imigração. Infelizmente, exceto pelo setor de pesquisas, essa estrategia não é uma opção para os que desenvolveram suas carreiras em alguma das profissões regulamentadas no Canadá.
    Há também uma segunda opção, profissionais com carreiras consolidadas em seu pais de origem ao imigrarem decidem descer um degrau e começar de novo de patamares mais baixos, mas também mais accessíveis em áreas correlatas às que já atuavam. Por se tratar de um trabalho que precisa de um treinamento e conhecimento minimo para ser exercido, ofertas  concretas de emprego podem demorar alguns meses ou até mesmo um ano. Pode ser inclusive que algum treinamento profissional extra seja necessário para uma adaptação eficaz ao mercado de trabalho. Essa segunda estratégia é conhecida como o pensamento padrão dos imigrantes, que dão um passo atrás para que depois de um tempo possa dar dois à frente. A grande peculiaridade nesse caso é justamente o tempo de expectativa para esse salto a frente. Pesquisas tem mostrado que a media da expectativa de tempo dos imigrantes para esse salto a frente é de 2 a 3 anos após sua chegada, contudo dados oficiais do ministério do trabalho indicam que o tempo médio para retorno ao patamar original é de 5 a 6 anos. Apesar dessa estrategia estabelecer um equilíbrio interessante entre risco e recompensa, o problema é que por razões diversas intrínsecas ao mercado de trabalho Canadense o imigrante pode ficar estagnado na posição mais baixa da cadeia de emprego apesar de toda sua qualificação técnica. O fato das qualificação de um profissional treinado no Canadá ser altamente apreciado mundo afora, pode fazer com o passar do tempo as condições para exercer a carreira no pais de origem sejam financeiramente até mais favorável que no Canadá, o que promove o retorno de varias famílias imigrantes.
     Na terceira opção os imigrantes não procuram por uma carreira logo no primeiro momento, mas um emprego que possa satisfazer as necessidades mais imediatas, e evitar a corrosão de suas poupanças. Os empregos oferecidos são geralmente na classe econômica de serviços, em posições de entrada e salário minimo. Um dos pontos positivos dessa estrategia é que por essas profissões não requerem habilidades muito especificas estão disponíveis para aqueles que não tem o domino completo do idioma, na verdade dependendo do trabalho desenvolvido podem inclusive reforçar a prática da língua local. Conseguir uma vaga em uma dessas atividades pode demorar 1 a 3 meses, as vezes semanas, dependendo muito da conjuntura econômica local. O ponto negativo dessa estratégia é que trabalhos dessa categoria costumam consumir boa parte do tempo útil de um imigrante, em alguns casos as pessoas trabalham em mais de um emprego para garantir o sustento necessário. E a ausência de um tempo especifico para qualificação e estudo, ou mesmo para poder procurar um emprego em uma carreira mais promissora, pode fazer com que esse candidato fique estagnado dentro de um circulo vicioso na base da piramide de empregos. Contudo os candidatos que conseguem estabelecer um equilíbrio entre horas trabalhadas, estudo, salário e poupança entram no mercado de trabalho primeiro e conquistam a tão falada e importante Experiencia Canadense.


   Encontrar um emprego é uma parte muito importante da vida de um imigrante, e por isso a apareceram também os que se aproveitam dessa fragilidade social dos estrangeiros, principalmente recém-chegados. Como já falei aqui no Frozen Pequi algumas empresas foram pegas explorando a mão de obra estrangeira de maneira inadequada com casos de trabalhos análogos ao escravo, racismo, ameaças de morte, crime organizado, quadrilhas que montam esquemas de tráfico de pessoas. Sim! Isso também acontece no Canadá! Mas o mais comum mesmo é o desprezo pelas qualificações e experiencias adquiridas no exterior que acabam justificando rendimentos inferiores para profissionais imigrantes em relação aos canadenses. A maior parte desses abusos se concentra no programa de trabalho temporário o Temporary Foreign Work - TFW, e por isso o governo do Canadá decidiu introduzir algumas reformas. No programa de TFW diferentemente dos outros programas de imigração de mão-de-obra especializada, ou mesmo do trabalho através de um programa de estudos, o work permit (Autorização de Trabalho) é restrito a um só empregador, àquele cuja LMIA foi aprovada em beneficio do imigrante.
    A principio o programa de TFW deveria  suprir a demanda imediata de alguns setores da economia por mão-de-obra temporária. Os contrato de trabalho poderiam ter duração de 6 meses a 4 anos, deveriam ser utilizados por exemplo para recrutar trabalhadores para a época da colheita, recrutar trabalhadores para uma obra-civil com habilidades especificas, recrutar mão-de-obra para execução de projetos com prazo de duração pré-determinados. Com o tempo o programa de TFW passou a atender os mais diversos setores da economia e sob a justificativa de suprir o crescente deficit de mão-de-obra restaurantes de fast-food  passaram a contratar atendentes nas Filipinas, representantes de vendas passaram a ser importados do Leste Europeu, garçons foram trazidos da China ou Índia. Ao contrário do que gostaria o governo a mão-de-obra local menos qualificada,em sua maioria adolescentes e jovens que acabaram de sair da High School ou imigrantes de outros processos e recém-chegados,  estão gradualmente sendo substituídos por trabalhadores mais baratos.
   Esse tipo de mão-de-obra se torna mais barata para a exploração pois imigrantes do TFW ficam mais vulneráveis pelo atrelamento de sua permissão de trabalho à sua condição com determinado empregador. Em casos de mão-de-obra de baixa qualificação ficam a mercê das exigências do empregador desonesto, que promove um desequilíbrio nas relações de trabalho. É claro que esses exemplos são desvios de propósito do programa original, o que levou o Governo Canadense a instituir uma moratória temporária do programa para alguns setores da economia e também promover uma revisão geral do programa. 
   A partir do mês de Julho de 2014 ficou estabelecido que os trabalhadores que necessitam de autorização prévia do departamento de emprego deveram ser admitidos segundo as regras do Novo TFW. As antigas autorizações para contratação de estrangeiros LMO baseadas na tabela de cargos NOC, deverão ser substituídas por um novo modelo de autorizações LMIA cujo critério de avaliação será baseado no salário oferecido para essas vagas.
   De acordo com as regras do Novo TFW vagas de emprego para estrangeiros que ofereçam salário abaixo da média salarial da província ou território serão considerados de Baixo-Rendimento e estarão sujeitos a um limite de 10% do total do seu quadro de funcionários em cada filial, isso significa que mesmo que o empregador que tenha em media de 5% de seu quadro de funcionários formado por trabalhadores do TFW de baixo-rendimento não poderá concentrar todos eles em uma unica filial ha uma proporção maior que 10%. O intuito do governo com essa medida é evitar que empregadores deixem de contratar pessoas qualificadas no Canadá por trabalhadores mais baratos do exterior. As empresas que atualmente tenham percentuais maiores que 10% em seus atuais quadros de funcionários terão até 2016 para se adequar a nova alíquota. 
    Autorizações para contratação de estrangeiros LMIA também serão negadas caso o Governo do Canadá detecte que a taxa de desemprego de determinada região superou os 6%, alem disso se em alguma profissão especifica for notada super-oferta de mão-de-obra, serão interrompidas a emissão de LMIAs para essa profissão. Profissões pertencentes a classificação NOC "D", também não podem receber LMIAs positivas.
   Os novos Work Permits expedidos sob o espectro do Novo TFW terão no máximo 1 ano de duração (sendo que antes eram máximo de 2 anos), e províncias como Alberta, Britsh Columbia, Ontário, Nova Scotia e Yukon que obtiveram exceções de LMIAs para algumas profissões especificas em seus territórios terão de negociar novamente essas exceções agora sob o regime do Novo TFW.
   Empresas interessadas em contratar trabalhadores temporários com salários acima da média da província, chamados de Alto-Rendimento, ao se inscrever para o processo de autorização LMIA terão além de comprovar que não há nenhum Canadense ou Resident Permanent para a determinada vaga, apresentar um plano de transição de carreiras que contemple a independência futura do processo de TFW. O processo de transição pode ser a criação de um processo interno de recrutamento e treinamento de novos talentos ou estudantes aprendizes, ou um programa de apoio à transição do regime temporário de residencia para o permanente. E para completar todos os processos de LMIA que antes sob a forma de LMO custavam $ 250,00 passam a custar $1.000,00.
     O Governo do Canadá acredita que as medidas implementadas nesse novo processo fornecerão uma melhor base de dados para avaliação da saúde do mercado de trabalho no pais, e atacarão diretamente os pontos de abuso do programa. Com um critério de seleção baseado nos rendimentos oferecidos pelos empregadores o governo espera atacar a troca de mão-de-obra local por uma mais barata estrangeira; E com as novas regras do programa de trabalho temporário para carreiras consideradas de Alto-Rendimento o Governo força as empresas a apoiarem o novo processo de seleção de mão-de-obra qualificada e permanente que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2015, o Express Entry.
     Já havíamos comentado aqui no Frozen Pequi que o processo chamado de Express Entry é a versão Canadense do modelo Australiano iniciado em 2012 chamado de Skill Select. E uma das implicações da implementação desse programa na Austrália foi que pessoas que não estivessem já inseridas no mercado de trabalho perderam espaço para os que já estavam empregados em regime temporário. Na Austrália a maior parte das pessoas que conseguiram status de residente permanente através do Skill Select a partir de 2012, o fizeram já estando dentro do país, diminuindo a participação daqueles que imigram sem uma oferta concreta de emprego. Ao que parece pela situação que se desenha através dessa reforma no TFW o Canadá planeja seguir os mesmos passos.
    Aos que optaram pela estratégia de imigrar através de um programa de estudos, fica o alento de que não estarão enquadrados no regime do Novo TFW mas, no International Mobility Program - IMP...

Abraço.

Odilon Moura

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Wir sind wieder bei der Arbeit!!! Voltando aos Trabalhos!!!

           Olá amigos do Frozen Pequi! Depois de algum tempo longe dos teclados e também do blog, wir sind zurück! Nós estamos de volta!  Glückwunsch an Deutschland! Felicitações aos Alemães! Para todos os que apreciam futebol e esportes em geral essa foi uma grande competição cheia de enredos e dramas dignos das melhores novelas. Nunca antes na história desse pais vimos jogos terminarem e 0 x 0, e serem tao emocionantes, nunca também pensamos que um jogo com 8 gols que pudesse ser tao monótono como Brasil x Alemanha. Para o consolo dos idealistas e afins de movimentos como "não vai ter copa" devo dizer que, ver uma festa tão bonita ocorrendo do lado de mais de 150 famílias desabrigadas pela chuva, como em Recife, foi triste e um tanto constrangedor. Saber que boa parte das obras previstas nesses sete anos de preparação ainda estão no papel ou inacabadas e coberta por tapumes coloridos é desanimador. Políticos e empreiteiros fizeram o que sabem fazer de melhor, que é esconder o lixo sob o tapete, para que os gringos não vissem. Só não vai dar para esconder o lixo do viaduto de Belo Horizonte que já em faze de acabamento desmoronou tirando a vida e o sonho de duas famílias e marcando tantas outras. Por esses farei o meu protesto no dia 5 de outubro de 2014, dando a minha contribuição para que essa corja saia do poder!
          Os portos e aeroportos foram aprovados! Não foi com uma nota 10 com estrelas, é claro! Estava mais para aquele aluno que brincou o ano inteiro (enquanto pertencia a estatal INFRAERO) e teve de ralar bastante para passar "raspando" na prova de recuperação (nas mãos da iniciativa privada). Feriados locais e Decreto de Ponto Facultativo com precisão cirúrgica, garantiram que o transito das grandes cidades não entrasse em colapso, mesmo sem o VLT e o BRT. Turistas reclamaram da dificuldade de se comunicar, reclamaram que poucas pessoas falam outro idioma alem do português, que faltam placas de sinalização bi-lingue,  ou mesmo opções de cardápio em inglês nos restaurantes.
          Mesmo assim a copa do mundo foi um sucesso!A máfia dos ingressos da FIFA, depois de atuar em outras quatro Copas do Mundo, foi desmascarada pela valente Policia Civil do Rio de Janeiro. Enquanto isso vários exemplos de honestidade estavam espalhados por todo o pais, estrangeiros que perderam seus ingressos no ônibus ou no táxi os receberam de volta, pois foram achados por brasileiros honestos e determinados a serem exemplo. A hospitalidade do povo brasileiro e a alegria em lidar com as dificuldades foi reconhecida por praticamente todo o visitante estrangeiro que esteve no Brasil, o jornal inglês The Guradiam chegou a dizer que: "o voluntariado  do povo Brasileiro tem sido a razão do sucesso da Copa do Mundo, é como se o Brasil vencesse pelo esforço de um grupo de guerreiros competentes, que são chefiados por um bando de macacos que não sabem o que fazem."
         Se fora de campo ainda esperamos o desfecho do amadorismo de nossos políticos, dentro do campo a Copa do Mundo deixou uma lição irrevogável de que "O Planejamento faz a diferença". Seleções como Brasil e Argentina chegaram para o torneio apoiadas no talento extraordinário de seus principais jogadores e um planejamento medíocre, e foram suplantados ao final pelo talento mediano e planejamento extraordinário da seleção Alemã. Para os que não estão familiarizados com essa história, basta saber que essa geração de jogadores Alemães tem sido preparada para ser campeã desde a derrota para o Brasil em 2002 no Japão. Nem mesmo os resultados adversos de 2006 e 2010 foram capazes de demover os germânicos de seu planejamento. A insistência e os pequenos ajustes nesses últimos 12 anos finalmente fizeram a diferença e a seleção Alemã não só ganhou a Copa do mundo de 2014 mas, tem uma boa equipe para disputar com dignidade os próximos 2 torneios. Em pouco mais de 6 meses Seleção da Alemanha não deixou somente deixou um legado de infra-estrutura, com escolas, campos esportivos e serviços básicos para o pequeno povoado de Cabrália, na Bahia, mas também um legado cultural de planejamento e simpatia para todo o pais; Como premio extra levaram na bagagem a amizade e admiração de boa parte do povo brasileiro.
               
          Suplantação do Talento pelo trabalho duro não é novidade, John C. Maxwell em seu livro "Talento não é tudo", fala justamente a respeito da importância da organização, treinamento e persistência para que as habilidades possam ser maximizadas. Segundo o Autor o talento só consegue nos levar à porta das oportunidades e a partir dai o seu sucesso será determinado pela sua preparação e perseverança. O próprio conceito de sucesso é determinante para que essa mudança seja possível, estamos acostumados com o conceito de sucesso como um lugar onde se pretende chegar, ou um objetivo que se pretende atingir, quando na verdade o sucesso é um caminho que nos determinamos a percorrer, um estilo de vida que adotamos.
         Quando enxergamos o sucesso por essa ótica entendemos porque muitos executivos, e diretores apesar de galgar todas os degraus disponíveis em sua organização ainda se sentem frustrados. Essa ótica também explica porque muitas vezes pessoas que acumularam fortunas de tamanho tal que nem conseguiriam gasta-las em uma vida inteira, ainda se sentem pobres e incompletas. O que acontece com essas pessoas é que elas chegaram onde esperavam chegar, e uma vez lá, não conseguem vislumbrar novos desafios, e não há como ter mais "sucesso". Esse sentimento é bem parecido com o do chamado "Sonhado Canadense", que chega a ser até comercializado por alguns,  onde muitas pessoas esperam chegar e para isso passam por muitos desafios, até conseguir o premio desejado, mas quando chegam onde gostariam de estar sentem que já fizeram tudo o que podia ser feito e se frustram.
          Assim como em outras áreas de nossas vidas, é preciso entender esse principio fundamental para obtermos exito, de  que o sucesso  é um caminho e não um destino. O plano de viver no Canadá não é um destino, mas um caminho como tantos outros que nos dispomos a percorrer, e como toda jornada está dividida em etapas e sujeito a imprevistos para os quais devemos nos preparar constantemente. O ultimo desses imprevistos foi a reformulação do processo de Temporary Foreign Work - TFW. Como já foi comentado aqui no Frozen Pequi as mudanças no TFW tem reflexos importantes no mercado de trabalho e nas oportunidades que são disponibilizadas à aqueles que pensam em imigrar para o Canada.
          No novo TFW  deixa de existir a famigerada LMO e em seu lugar o governo implantou uma nova ferramenta de avaliação do mercado de trabalho chamada de Labour Market Impact Assessment - LMIA.  LMIA é um documento que um empregador Canadense deve ter antes de fazer a contratação de um estrangeiro. Uma LMIA positiva significa que há a necessidade de trabalhadores estrangeiros para preencher determinada vaga e que já não há mais trabalhadores Canadenses disponíveis para aquela função. Uma LMIA positiva também é chamada de carta de confirmação e é obtida junto ao Employment and Social Development Canada - ESDC. Os que desejam trabalhar no Canadá serão classificados em dois grupos:  

           - Trabalhadores MANDATORIAMENTE precisam de ums  LMIA para trabalhar - Novo TFW;

           - Trabalhadores ISENTOS de LMIA para trabalhar - International Mobility Program IMP;

         Diferente do processo anterior de LMO que era baseado na tabela de ocupações NOC, as análises de processos do LMIA serão baseadas no salário oferecido para a função, e para efeito de comparação serão considerados as medias salariais de cada província. LMIAs para posições que ofereçam salários abaixo da media da província serão considerados de Baixo-Rendimento e estarão sujeitos a um limite máximo de vagas. O sucesso do novo processo federal que entra em vigor em 1º de janeiro de 2015, o "Express Entry", vai estar diretamente ligado ao sucesso do processo de LMIA. Dependendo do tempo de processamento de uma LMIA e a vontade do Governo o processo de ENTRY pode ser bem menos EXPRESS que o atual.
         Nos próximos dois posts falaremos com detalhes a respeito do Novo TFW e do International Mobility Program e em como podemos nos beneficiar dessas nova medidas. Desde o inicio do Frozen Pequi temos nos posicionado a respeito da possibilidade de incluir o programa de estudos acadêmicos como estratégia mais viável para a imigração para o Canada, e a cada nova mudança no processo essa tese ganha ainda mais estrutura acompanhe os nossos próximos posts e entenda porque?!

Abraço!

Odilon.