English Version

English Version
English Version

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Wir sind wieder bei der Arbeit!!! Voltando aos Trabalhos!!!

           Olá amigos do Frozen Pequi! Depois de algum tempo longe dos teclados e também do blog, wir sind zurück! Nós estamos de volta!  Glückwunsch an Deutschland! Felicitações aos Alemães! Para todos os que apreciam futebol e esportes em geral essa foi uma grande competição cheia de enredos e dramas dignos das melhores novelas. Nunca antes na história desse pais vimos jogos terminarem e 0 x 0, e serem tao emocionantes, nunca também pensamos que um jogo com 8 gols que pudesse ser tao monótono como Brasil x Alemanha. Para o consolo dos idealistas e afins de movimentos como "não vai ter copa" devo dizer que, ver uma festa tão bonita ocorrendo do lado de mais de 150 famílias desabrigadas pela chuva, como em Recife, foi triste e um tanto constrangedor. Saber que boa parte das obras previstas nesses sete anos de preparação ainda estão no papel ou inacabadas e coberta por tapumes coloridos é desanimador. Políticos e empreiteiros fizeram o que sabem fazer de melhor, que é esconder o lixo sob o tapete, para que os gringos não vissem. Só não vai dar para esconder o lixo do viaduto de Belo Horizonte que já em faze de acabamento desmoronou tirando a vida e o sonho de duas famílias e marcando tantas outras. Por esses farei o meu protesto no dia 5 de outubro de 2014, dando a minha contribuição para que essa corja saia do poder!
          Os portos e aeroportos foram aprovados! Não foi com uma nota 10 com estrelas, é claro! Estava mais para aquele aluno que brincou o ano inteiro (enquanto pertencia a estatal INFRAERO) e teve de ralar bastante para passar "raspando" na prova de recuperação (nas mãos da iniciativa privada). Feriados locais e Decreto de Ponto Facultativo com precisão cirúrgica, garantiram que o transito das grandes cidades não entrasse em colapso, mesmo sem o VLT e o BRT. Turistas reclamaram da dificuldade de se comunicar, reclamaram que poucas pessoas falam outro idioma alem do português, que faltam placas de sinalização bi-lingue,  ou mesmo opções de cardápio em inglês nos restaurantes.
          Mesmo assim a copa do mundo foi um sucesso!A máfia dos ingressos da FIFA, depois de atuar em outras quatro Copas do Mundo, foi desmascarada pela valente Policia Civil do Rio de Janeiro. Enquanto isso vários exemplos de honestidade estavam espalhados por todo o pais, estrangeiros que perderam seus ingressos no ônibus ou no táxi os receberam de volta, pois foram achados por brasileiros honestos e determinados a serem exemplo. A hospitalidade do povo brasileiro e a alegria em lidar com as dificuldades foi reconhecida por praticamente todo o visitante estrangeiro que esteve no Brasil, o jornal inglês The Guradiam chegou a dizer que: "o voluntariado  do povo Brasileiro tem sido a razão do sucesso da Copa do Mundo, é como se o Brasil vencesse pelo esforço de um grupo de guerreiros competentes, que são chefiados por um bando de macacos que não sabem o que fazem."
         Se fora de campo ainda esperamos o desfecho do amadorismo de nossos políticos, dentro do campo a Copa do Mundo deixou uma lição irrevogável de que "O Planejamento faz a diferença". Seleções como Brasil e Argentina chegaram para o torneio apoiadas no talento extraordinário de seus principais jogadores e um planejamento medíocre, e foram suplantados ao final pelo talento mediano e planejamento extraordinário da seleção Alemã. Para os que não estão familiarizados com essa história, basta saber que essa geração de jogadores Alemães tem sido preparada para ser campeã desde a derrota para o Brasil em 2002 no Japão. Nem mesmo os resultados adversos de 2006 e 2010 foram capazes de demover os germânicos de seu planejamento. A insistência e os pequenos ajustes nesses últimos 12 anos finalmente fizeram a diferença e a seleção Alemã não só ganhou a Copa do mundo de 2014 mas, tem uma boa equipe para disputar com dignidade os próximos 2 torneios. Em pouco mais de 6 meses Seleção da Alemanha não deixou somente deixou um legado de infra-estrutura, com escolas, campos esportivos e serviços básicos para o pequeno povoado de Cabrália, na Bahia, mas também um legado cultural de planejamento e simpatia para todo o pais; Como premio extra levaram na bagagem a amizade e admiração de boa parte do povo brasileiro.
               
          Suplantação do Talento pelo trabalho duro não é novidade, John C. Maxwell em seu livro "Talento não é tudo", fala justamente a respeito da importância da organização, treinamento e persistência para que as habilidades possam ser maximizadas. Segundo o Autor o talento só consegue nos levar à porta das oportunidades e a partir dai o seu sucesso será determinado pela sua preparação e perseverança. O próprio conceito de sucesso é determinante para que essa mudança seja possível, estamos acostumados com o conceito de sucesso como um lugar onde se pretende chegar, ou um objetivo que se pretende atingir, quando na verdade o sucesso é um caminho que nos determinamos a percorrer, um estilo de vida que adotamos.
         Quando enxergamos o sucesso por essa ótica entendemos porque muitos executivos, e diretores apesar de galgar todas os degraus disponíveis em sua organização ainda se sentem frustrados. Essa ótica também explica porque muitas vezes pessoas que acumularam fortunas de tamanho tal que nem conseguiriam gasta-las em uma vida inteira, ainda se sentem pobres e incompletas. O que acontece com essas pessoas é que elas chegaram onde esperavam chegar, e uma vez lá, não conseguem vislumbrar novos desafios, e não há como ter mais "sucesso". Esse sentimento é bem parecido com o do chamado "Sonhado Canadense", que chega a ser até comercializado por alguns,  onde muitas pessoas esperam chegar e para isso passam por muitos desafios, até conseguir o premio desejado, mas quando chegam onde gostariam de estar sentem que já fizeram tudo o que podia ser feito e se frustram.
          Assim como em outras áreas de nossas vidas, é preciso entender esse principio fundamental para obtermos exito, de  que o sucesso  é um caminho e não um destino. O plano de viver no Canadá não é um destino, mas um caminho como tantos outros que nos dispomos a percorrer, e como toda jornada está dividida em etapas e sujeito a imprevistos para os quais devemos nos preparar constantemente. O ultimo desses imprevistos foi a reformulação do processo de Temporary Foreign Work - TFW. Como já foi comentado aqui no Frozen Pequi as mudanças no TFW tem reflexos importantes no mercado de trabalho e nas oportunidades que são disponibilizadas à aqueles que pensam em imigrar para o Canada.
          No novo TFW  deixa de existir a famigerada LMO e em seu lugar o governo implantou uma nova ferramenta de avaliação do mercado de trabalho chamada de Labour Market Impact Assessment - LMIA.  LMIA é um documento que um empregador Canadense deve ter antes de fazer a contratação de um estrangeiro. Uma LMIA positiva significa que há a necessidade de trabalhadores estrangeiros para preencher determinada vaga e que já não há mais trabalhadores Canadenses disponíveis para aquela função. Uma LMIA positiva também é chamada de carta de confirmação e é obtida junto ao Employment and Social Development Canada - ESDC. Os que desejam trabalhar no Canadá serão classificados em dois grupos:  

           - Trabalhadores MANDATORIAMENTE precisam de ums  LMIA para trabalhar - Novo TFW;

           - Trabalhadores ISENTOS de LMIA para trabalhar - International Mobility Program IMP;

         Diferente do processo anterior de LMO que era baseado na tabela de ocupações NOC, as análises de processos do LMIA serão baseadas no salário oferecido para a função, e para efeito de comparação serão considerados as medias salariais de cada província. LMIAs para posições que ofereçam salários abaixo da media da província serão considerados de Baixo-Rendimento e estarão sujeitos a um limite máximo de vagas. O sucesso do novo processo federal que entra em vigor em 1º de janeiro de 2015, o "Express Entry", vai estar diretamente ligado ao sucesso do processo de LMIA. Dependendo do tempo de processamento de uma LMIA e a vontade do Governo o processo de ENTRY pode ser bem menos EXPRESS que o atual.
         Nos próximos dois posts falaremos com detalhes a respeito do Novo TFW e do International Mobility Program e em como podemos nos beneficiar dessas nova medidas. Desde o inicio do Frozen Pequi temos nos posicionado a respeito da possibilidade de incluir o programa de estudos acadêmicos como estratégia mais viável para a imigração para o Canada, e a cada nova mudança no processo essa tese ganha ainda mais estrutura acompanhe os nossos próximos posts e entenda porque?!

Abraço!

Odilon.

3 comentários:

  1. Amigo,sumiu!! rsrs
    Texto perfeito, completo com a minha indignação com aeroportos, moro no interior, e é impossível ir para o aeroporto de táxi e para ir de carro e deixar no estacionamento do aeroporto terei que pagar 54 REAIS!!!!!! DIÁRIOS!!!WHAT???? #NumGuentoMaisEssePais

    Estamos testando um novo endereço,passa lá depois

    http://anapaullanevess2.wordpress.com/2014/07/14/coisas-do-canada/

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo novo blog!!! Só senti falta so Frozen Pequi na lista dos"blogs que sigo"!!! Bom ver voces novamente, a quantas anda os preparativos e o processo de vocês?!

    ResponderExcluir
  3. Calma,está novinho,claro que estará lá também,rsrsrsrs
    Amigos ciumentos, outro nível!rs
    Já está lá veja só.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...