English Version

English Version
English Version

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Raposa e as Uvas!



          Olá Amigos seguidores deste blog! Gostaria de agradecer a todos os e-mails, chats e todas experiencias que temos trocado com vocês parceiros de caminhada. Cada vez que recebemos um pedido de ajuda temos a possibilidade de aprender um pouco mais para nós mesmos, e por isso tudo muito obrigado! Recebi alguns recados pedindo para aumentar um pouco o tamanho da fonte tentei dar uma melhorada nesse aspecto mas o editor de texto do Blogger é bem limitado, ou o texto fica muito pequeno ou muito grande, então se você estiver experimentando dificuldades com o tamanho da fonte a melhor maneira de adapta-la a sua necessidade é utilizando o Zoom do seu navegador (Ctrl + Botão de Rolagem Mouse).
          Durante esses últimos dias estive pensando a respeito daquela velha estória da raposa e das uvas. A raposa passeava pelo campo quando viu um lindo e vermelho cacho de uvas pendurado em uma videira; a raposa tentou de todas as maneiras alcançar o cacho de uvas mas ele era bem alto do que ela conseguia alcançar com o seu pulo mais forte. Desanimada a raposa desiste das uvas e vai embora e resignada diz: " Mas elas estavam verdes mesmo...". Fico pensando em quantas outras maneiras aquela raposa poderia ter para alcançar aquele cacho de uvas; poderia pedir ajuda a uma amiga raposa ( mas então teria de dividir o cacho), poderia carregar algumas pedras e usar a plataforma para alcançar os cachos, poderia até mesmo gastar um pouco de tempo e construir uma escada que lhe daria acesso a todos os cachos daquela videira, mas a raposa preferiu desistir e ainda por cima desdenhar do cacho não alcançado.
        Por mais surreal essas possibilidades possam soar aos nossos ouvidos, essa é a história de muitas pessoas, e poderia ser inclusive a minha. Em um dos livros do Dr. John C Maxwell , ele propõe que cerca de 10 % dos integrantes de uma organização estão lá para prejudica-la, 80% são indiferentes a respeito da instituição, pois estão lá meramente para cumprir ordens, e os outros 10% se importam pessoalmente com a instituição da qual participam, de tal maneira que geralmente são responsáveis pela governança e a parte criativa do trabalho. Esses 10% de pessoas que se importam são justamente os que determinam o sucesso ou o fracasso da organização, sua habilidade me comandar e engajar os outros 80% fazem a diferença no desempenho da instituição. Fiz um exercício de estatística a respeito dessa teoria na empresa onde trabalhava e fiquei surpreso quando notei que minha contagem não era muito diferente da sugerida pelo livro.  Os primeiros 90% das pessoas mencionadas pelo Dr. John C. Maxwell são justamente as raposas da fábula, se cansam rapidamente, e que resignadas desistem do objetivo com facilidade.
        Trabalhar no Canadá é como esse cacho de uvas lindo e saboroso mas, um pouco mais alto do que estamos acostumados; e quando a carreira pretendida é regulamentada então, parece que a videira está a uns dois metros de altura. De maneira simples há dois possíveis tipos de carreiras  no Canadá: Não Regulamentadas e Regulamentadas. A Regulamentação é particular em cada província quanto as carreiras e aos requisitos, mas algumas carreiras são comuns em todo o Canadá como : Contadores, Engenheiros, Agrônomos, Topógrafos, Advogados, Professores, Veterinários e praticamente todas as carreiras da área de saúde incluindo Psicologia.

  Profissões Não Regulamentadas: Como o próprio nome diz são profissões que não "exigem" obrigatoriamente licenciamento ou certificação formal para serem exercidas. Contudo algumas organizações e sindicatos podem estabelecer sistemas padronizados de certificação voluntaria que, não excluem a possibilidade de trabalho nessas profissões, mas criam um padrão de qualidade para o mercado. Embora a certificação nessas profissões não seja obrigatória, tê-la em seu Resume pode ser chave para abrir as inúmeras portas de emprego disponíveis.

     
       Profissões Regulamentadas: São profissões que precisam de uma licença expedida por órgão oficial da província para ser exercida. Há uma concepção comum de que somente profissões de "nível superior" são regulamentadas, acontece que no Canadá, assim como no Brasil, cursos de tecnologia ministrados nos Colleges são considerados de "nível superior" também. Até mesmo algumas carreiras  técnicas, com graduação em "nível de certificação", como: Eletricistas, Mecânicos, Carpinteiros, Soldadores, Cabeleireiros, Corretores, Representante de Vendas são regulamentadas, dependendo da província. As certificações podem ser obtidas em programas de curto prazo em Colleges, Associações e até mesmo em programas de ensino em High Schools credenciadas.

       Como a lista de profissões regulamentadas pode variar de província para província, é recomendável uma consulta ao site da província de destino. Assim como a lista de ocupações regulamentadas, também é variável a lista de exigências para o licenciamento em cada ocupação, portanto, pesquise! Vá direto ao site da entidade reguladora! Não confie somente em textos ou agencias da internet! Escreva e-mails, mas não fique com duvidas!
      Nos últimos anos o processo federal passou a exigir o ECA como pré-requisito para participar do programa. O ECA é uma validação preliminar de qualificações e certificados emitidos fora do Canadá; se você faz parte da lista de carreiras que não são regulamentadas o ECA é a prova oficial de sua capacitação acadêmica. Agora se você faz parte da seleta lista de profissões regulamentadas o ECA serve somente para seu processo no FSW e nada mais! Isso acontece porque praticamente todos os órgãos reguladores provinciais fazem seu próprio processo de Validação de Diploma e Certificados. Então validando meu diploma consigo a licença para exercer minha profissão, certo?! Errado!
      Assim como acontece na Ordem dos advogados do Brasil (OAB), todas as ordens profissionais exigem que qualquer candidato, tenha ele graduado em uma instituição canadense ou não, deve ser aprovado em um Exame de Capacidade Profissional. Nas profissões relacionadas a saúde por exemplo, existem além das avaliações teóricas, exames de prática profissional e também ética de trabalho. Apesar dos processos de licenciamento serem bem heterogêneos, podemos destacar quatro características comuns ao processo de licenciamento de profissionais estrangeiros em todas as carreiras:
      Validação de Credenciais Acadêmicos:  Essa é a primeira etapa de todos os processos de Licenciamento profissional, geralmente efetuada pela Aliança Nacional de Profissionais daquela área, dependendo da província os responsáveis pelo reconhecimento do certificado acadêmico também pode ser uma banca examinadora de uma importante Universidade afiliada. É nessa etapa do processo que fica determinado realmente se seu Diploma de Tecnólogo, Licenciatura, Bacharelado, Mestrado ou Doutorado equivale ao respectivo titulo no Canadá. O Resultado dessa avaliação podem ser três possibilidades: Equivalente, Equivalente com Condições e Não equivalente.
       No caso do titulo conquistado no seu país de origem não ser equivalente ao respectivo titulo Canadense, ainda há opção de tentar a filiação em uma ordem da área de tecnologia. Por exemplo: se sua Graduação de Bacharel em Engenharia não for equivalente á Canadense, há ainda opção de licenciar-se junto ao Conselho dos Tecnólogos em Engenharia utilizando-se desse parecer. A única outra opção possível nesse caso é fazer todo o programa (curso) novamente no Canadá.
       A equivalência de títulos com condições são os resultados mais frequentes na validação de credenciais academicas. Nesse parecer, a junta acadêmica que terá analisado os créditos e o conteúdo de cada uma das disciplinas de seu Curso Universitário, enumerará quais matérias precisam ser feitas ou re-feitas para o enquadramento de sua titularidade no padrão Canadense. Quando o requerente acha que já tem conhecimento necessario na área requerida pela junta academica, pode comprovar sua proficiencia no assunto através da obtenção de notas mínimas em testes de avaliação. Contudo esse é um "tiro unico"já que em caso de reporvação o candidato nao terá oportunidade de refazer os testes, passando à categoria de não equivalencia. Em algumas provïncias as universidades credenciadas desenvolvem programas ponte (Bridging Programs) em que o candidato atende a aulas das matérias requeridas pelo colegiado, e depois de aprovado terá  suas credenciais equiparadas ao padrão Canadense.
        A equivalência plena e direta dos títulos de uma instituição estrangeira aos padrões canadenses é bem mais difícil de ocorrer, e geralmente está reservada a instituições conveniadas, de programas de mutuo reconhecimento, com programas em inglês.
        Comprovação de proficiência do idioma: Existem vários testes de proficiência em idiomas aceitos no Canadá. A maior parte das instituições de ensino no Canadá aceita os resultados do TOEFL, IELTS, CPE, MET para inglês e também o TEF para francês. O IELTS é o teste de proficiência  oficialmente aceito pelo governo do Canadá para o ingresso no processo federal FSW e nota mínima exigida é 06. Contudo a maioria dos órgãos reguladores profissionais exigem nota média mínima 07 no IELTS para o registro profissional. Algumas entidades reguladoras, especialmente da área de saúde, exigem que o IELTS apresentado seja do tipo acadêmico, de vocabulário mais exigente.
        Inscrição no órgão regulador da profissão na província: Os organismos reguladores de cada profissão possuem requisitos distintos que vão variar de acordo com a profissão e a província de inscrição, mas todos concordam na equivalência positiva das credenciais acadêmicas e proficiência de idioma. A partir deste ponto a maioria das instituições já libera credenciais provisórias para trabalho na área escolhida, nesse estagio de sua inscrição o profissional estrangeiro ainda não tem autonomia para assumir responsabilidade sobre seu trabalho, as credenciais são de profissionais em treinamento,  e todo o seu trabalho deve ser avalizado por um profissional já credenciado.
       Todo profissional que exerce uma profissão regulamentada precisa de passar por um período de trabalho supervisionado até que adquira uma experiência profissional mínima, sendo que pelo menos uma parte dessa experiencia deve ter sido obrigatoriamente no Canadá. Profissionais estrangeiros com experiencia podem comprovar suas referências profissionais e o tempo de atuação na área através de preciosas cartas de recomendação. Algumas poucas associações aceitam o tempo de trabalho em áreas correlatas como fração do tempo trabalhado, por exemplo: se o profissional tem experiência  de um ano em uma área técnica correlata  pode conseguir reconhecimento de 6 meses de experiencia na carreira plena pretendida.
       Exames de Competência Profissional: Todas as profissões regulamentadas possuem exames de capacidade profissional ao final de um período minimo de trabalho supervisionado. Diferente dos testes teóricos para validação de credenciais acadêmicas, os testes de capacidade profissional permitem mais de uma tentativa para ser aprovado, e podem alem da teoria, exigir avaliações sobre ética de trabalho e também avaliações práticas. O teste de competência profissional não é uma exigência exclusiva aos imigrantes, mas a todos os profissionais que desejam trabalhar em uma profissão regulamentada.
      Universidades ministram cursos preparatórios para exames de ordem profissional e há também uma série de apostilas disponíveis para serem adquiridas junto as alianças profissionais que são responsáveis pela ministração do teste. É interessante ressaltar também que muitas categorias exigem exames de competência extras para as especializações, por exemplo: Dentista e Ortodentista, Medico Clinico Geral e Cardiologista, Engenhreiro Civil e Engenheiro Estrutural.
       Pergunte ao ourives e ele vai poder te dizer que pedras e metais só são preciosos por causa de sua raridade. O diamante rosa é uma pedra de origem vulcânica que precisa de condições muito especificas para que tenha as características que tanto admiramos, a diferença entre uma pedra de diamante e um pedaço de carvão é justamente uma condição de temperatura e pressão ideal muito especifica, por isso são tão difíceis de achar. E por isso também valem tanto. Depois de preencher cada um desses requisitos e mais alguns outros específicos de cada profissão, finalmente o profissional de uma profissão regulamentada recebe sua Licença de atuação plena.
        Talvez seja justamente por ter tantos requisitos e por levar anos para o estabelecimento pleno do profissional, que essas profissões sejam as mais carentes de mão-de-obra em todo o Canadá. Mas para os que se propõe a passar por esse grande desafio, está garantido uma reserva interessante de mercado e uma valorização profissional que, as regras frouxas aqui no Brasil não conseguem proporcionar. Já parou para pensar que no Brasil falta médicos, engenheiros, dentistas mas mesmo assim esse profissionais são mal remunerados?! Talvez a grande diferença seja justamente a falta de uma regulação mais rigorosa. É muito fácil olhar para esse delicioso cacho de uva  pendurado em uma videira mais alta e tentar se convencer de que o cacho está na "verde", mas esforçar-se para alcança-lo pode ser recompesnador.

     Para aqueles que como eu ficaram preocupados em como vão colocar comida sobre a mesa da família enquanto passam por esse processo tão dispendioso há algumas opções como trabalhar em trabalhos de qualificação menos exigente, também chamado de subemprego; pode procurar emprego em áreas correlatas sua profissão original, mas não regulamentada, enquanto espera por sua licença plena. Os benefícios de trabalhar em uma área correlata à profissão original vão desde o aproveitamento do tempo de experiencia a formação de uma network em sua área de atuação. Mais informações sobre profissões correlatas a carreiras regulamentadas podem ser encontradas no site da Settlement.org.

Abraço

Odilon.

PS: O Governo Canadense vai calmamente revelando mais detalhes sobre seu novo programa de seleção de candidatos o "Express Entry". Como já comentamos por aqui, de acordo com as estatísticas ele vai ser fortemente baseado em ofertas formais de emprego. É importante não perder tempo e deixar toda a documentação pronta para 1 de janeiro de 2015, mas devemos nos preparar também para tentar conseguir propostas de emprego aprendendo a apresentar nossas qualidades do jeito que os canadenses gostam.

7 comentários:

  1. Olá! Perfect! Post sobre o assunto do momento( no meu mundo né,rsrs) Estou caminhando com esses dois requisitos:Me preparando para janeiro de 2015,comprei pastinhas para juntar documentos (somos 5!!!) e comecei a jornada de busca de empregos (formatando curriculo ainda). O que você chama de oferta formal de emprego?
    Parabéns pelo post,vai ajudar muita gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oferta formal de emprego é um oferta de trabalho full-time por escrito em papel timbrado. Em algumas províncias uma oferta formal de emprego só é valida se acompanhada de uma LMO. Então como tudo no Canadá pode variar de província pra província.

      Excluir
  2. Pensamos em migrar para aí, mas não sabemos como fazer da forma mais correta. Depois da copa meu marido estará indo, gostaria de saber se é interessante eu ir junto com ele ou separado. Me mande mensagem inbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bia! Obrigado pelo comentário! Manda um e-mail com suas duvidas que teremos o maior prazer em compartilhar informações com você! aventura.canada2015@gmail.com

      Excluir
  3. Adorei o post, me ajudou muito mesmo. Mas ainda estou em dúvida de uma coisa, quanto tempo leva para concluir esse processo de validar o diploma no Canáda? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal confunde muito a validação com a obtenção da licença para o exercício da profissão. A validação é o primeiro passo para obtenção da licença, e depende de quantos cursos complementares a ordem te recomendar! Algumas pessoas optam por não fazer os cursos e "desafiar" os créditos dessas matérias através de provas! Pode levar de 6meses a 2anos dependendo da sua facilidade com as matérias! Depois da validação do diploma você vai passar pela prova de licenciamento da Ordem, como todo outro profissional canadense, e fazer avaliação teórica e prática! Essa parte do processo pode levar de 1 a 5anos dependendo do seu domínio da profissão! Geralmente a ordem permite que você trabalhe na área desejado sob supervisão após ter sido aprovado na parte teórica facilitando sua inserção no mercado de trabalho!

      Excluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...