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quinta-feira, 13 de março de 2014

O Elefante no meio da sala!!

 Olá Amigos estou de volta!, e desta vez para falar desse grande elefante que fica no meio da sala mas que ninguém gosta de comentar a respeito, hoje quero falar e ouvir de vocês a respeito de Dinheiro! Isso mesmo Money! Pila! Cascalho! Bufunfa! Dindin! Faz me rir! Arame farpado! Verdinha.... Acho que entenderam?!
           Fato é que nos vários blogs que ando frequentando tenho percebido uma certa resistência quando o assunto é dinheiro. As pessoas compartilham alguns sites de custos de vida como Numbeo, falam quanto custa uma taxinha aqui, outra continha ali, mas ainda não vi quem falasse abertamente sobre os custos de todo esse processo de mudança de país. Há também os adeptos da teoria da relatividade que quando indagados sobre os custos do processo, tudo é relativo, o aluguel é relativo, o valor da passagens é relativo, valor das compras de supermercado é relativo...enfim!
           Talvez o motivo de tanto sigilo seja a violência, o crime e o medo ou talvez porque fazer essa conta nos cause um grande frio na barriga. Por que afinal de contas, qual diferença há no peso de tomar uma decisão dessas, para o jogador de pôquer que aposta todas as suas fichas contra o poderoso casino? Na minha opinião o que pode fazer a diferença é justamente o planejamento, com ele a chance de sermos surpreendidos é bem menor.
             Quanto custa para morar no Canadá enquanto estudo? Estou indo com a minha família, quanto dinheiro devo levar? Consigo emprego rápido? Quanto pode contribuir meu cônjuge com um open work permit? Quais os custos de instalação para minha família e eu? Quanto gastarei por mês para viver dignamente no canada depois de estabelecido? 
              O Governo Canadense recomenda no caso dos estudantes, que o viajante deve dispor do dinheiro para pagar Tuition + CAD$ 10K por um ano de estudo, no caso de acompanhante acrescentar ainda mais CAD$ 2K por acomapnhante/ano. Já para residentes permanentes o governo recomenda o mínimo de CAD$ 11K  para se manter pelos primeiros 3 meses. 
              Não há uma formula genérica que calcule todas essas perguntas, então para fazer esse estudo o jeito foi apelar para a velha planilha de orçamento familiar e a nossa grande amiga internet. Para que não ficasse preso no "relativismo" conversei com pessoas que já moram ou morarm fora do pais para estabelecer algumas premissas básicas de imigração, que são:
              - Nunca imigre no inverno! Os custos de instalação (primeiras despesas) são bem maiores no inverno. Você vai ter de gastar com um guarda roupas completo, custos maiores de aquecimento e eletricidade.A economia também desacelera no inverno e achar emprego fica bem mais difícil. A mobilidade também fica prejudicada no inverno sem um carro confiável para se locomover, e carros mesmo velhos implicam em pagar um seguro obrigatório que não é barato como no Brasil. 
              - Esteja preparado para descer alguns degraus na escala social! O Dr. Lionel Loroche explica isso muito bem como falei  no post Qual Caminho Seguir?. Muitas pessoas gastam muito de suas economias esperando a "Grande Oportunidade" quando poderiam estar sobrevivendo com um emprego part-time de lower skilled level que não atrapalhe na busca de um emprego melhor, como nossos amigos do blog ReGiMaLu.
              - Trabalhos de baixo nível técnico (Atendentes, Vendedores, Entregadores...) são amplamente disponíveis e podem salvar suas economias enquanto espera a licença de trabalho em sua área, a ainda ajudam com a tão importante "experiencia canadense". E isso é especialmente verdade para profissões regulamentadas. 
               - Quando planejar faça estimativas sempre levando em consideração o pior cenário. Exagere nas despesas e seja contido nas receitas. E leve sempre em consideração quais os sacrifícios e concessões você e sua família estarão dispostos a fazer. Segundo o expert em imigração Dr. Lionel Laroche, imigrantes no Canadá geralmente esperam retomar seu nível social em cerca de 2 ou 3 anos, mas a realidade é que esse período pode levar de 4 a 6 anos. Ou seja esteja pronto para concessões a longo prazo, se elas não forem necessárias você será surpreendido para o bem!
              Levando todos esses raciocínios em consideração elaborei duas planilhas de orçamento familiar, que deixarei disponível para download, em dois cenários:


                
               As planilhas em excell não estão trancadas, portanto podem ser personalizadas conforme o nível de concessões de cada família. O relatório final está em R$ reais para facilitar a compreensão da quantia MÍNIMA a ser poupada. A cotação da moeda pode ser atualizada manualmente. Leia atentamente as instruções na primeira pagina.
               Não tenho a pretensão de que a planilha seja a ultima palavra em custos do canada, mas espero que possa servir de ferramenta para que tenhamos um norte, e de toda forma fiquem a vontade para sugerir algum ponto essencial que foi esquecido...

Abraço a Todos!

Odilon

 
           

16 comentários:

  1. Olá! Nossa muito bom Odilon, muito obrigado pela planilha! Estamos acompanhando!! =)

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    1. Olá Walter obrigado pelo comentário! Espero poder contribuir com todos os amigos que estão nessa empreitada!

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  2. Que perfeito,planilha show!Que Deus te abençoe por tanta ajuda que nos dá em suas postagens.

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  3. Vale pelo comentário Ana! É muito bom poder compartilhar com vocês o que estamos fazendo!!

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  4. Excelente o blog e a postagem! Parabéns Odilon!

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    1. Obrigado pelo comentario! Assina o nosso canal!! e fique a vontade para fazer sugestão de temas!!!

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    1. Obrigado por passar por aqui!! Seu comentário e muito importante para nós!

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  6. Ola, Odilon. Parabens pelo otimo trabalho! Obrigado por ajudar. Comecei minha caminhada para a tão somhada cidadania canadense e vcs só tem ajudado com blogs e post super util. Amigao, tenho uma duvida o que seria "tutions", seria o valor do curso por mês? Vlw

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    1. Olá Gustavo obrigado pelo comentário! Tuition é o valor do Curso(Program)! Custo é apresentado nos sites das universidade as vezes por ano, por semestre(term) ou por créditos! E são sempre mais caros para estudantes estrangeiros, algo como 2 ou 3 vezes o valor do aluno canadense. O valor da Tuition para estudantes estrangeiros deve ser paga integralmente por um ano, e adiantado, sem parcelamentos. Se voce financiar o valor total em um banco pode pagar mensalmente para o banco! espero ter ajudado, continue com a gente!

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    2. Nossa 2 vezes o valor do curso para nos estrangeiros. Em relação ao financiamento vc ja ouviu dizer ou conheceu alguem q conseguiu assim?

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    3. Isso mesmo Gustavo! essa é uma pratica recorrente em todo o mundo, tambem é assim nos USA, Australia, Inglaterra. No Canadá é até bem barato em comparação com esse países! Existem alguns programas de financiamento, mas não muitos, para estudante estrangeiros. E tudo que eu escrevi ouvi e li no site das universidades então está disponível sim mas não sei quão fácil é de conseguir

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  7. Oi Odilon,
    Adorei achar o blog de vcs, adoro as postagens e essa planilha ficou show!
    Boa sorte e torcendo aqui por vcs e por nós....
    Abs.,

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    1. Olá Giulianna obrigado por passar por aqui e deixar seu comentário! Boa sorte para vocês também!

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  8. oi Odilon, tudo bem? uma coisa que eu estava pensando na sua tabela, você colocou o rendimento do casal trabalhando. mas você sabia que uma boa parte do salario é abocanhado pelo IR no Canadá? tentei pesquisar mas achei diferentes valores. mas seria bom avaliarmos isso tambem.

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    1. Olá Juliana! Obrigado por passar por aqui mais uma vez! Uma das razões de a tabela de orçamento ser baseada no rendimento líquido (net pay), é justamente porque os fatores de desconto do IR podem variar conforme rendimento, idade, dependentes... Mas andei fazendo algumas simulações para o meu caso e os descontos podem chegar a 30%, uma medida bem segura para uma projeção seria multiplicar o rendimento bruto pretendido por 0.7. Qualquer coisa me manda um e-mail no aventura.canada2015@gmail.com assim a gente pode ir trocando links a respeito desse assunto. Abraço.

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