English Version

English Version
English Version

domingo, 16 de março de 2014

Nova Scotia Legalzinha!!!

      
        Existe um famoso provérbio que diz: "Há três coisas nas quais não se pode voltar atrás, a palavra falada, uma flecha lançada, e uma oportunidade perdida". Em se tratando de imigração  essa ultima afirmação é especialmente verdadeira. Se você está realmente decidido a mudar de país, e encontrar uma porta aberta para faze-lo legalmente, Entre! Segundas chances em imigração são muito raras e a hesitação pode fazer com que todo o seu plano se torne só um sonho, principalmente em se tratando de processos provinciais que costumam mudar "de acordo com o vento".
        Essa semana durante as perambulações pela internet fui me informar melhor sobre o processo provincial de Nova Scotia. O processo provincial de Nova Scotia é um dos mais liberais, e foi reformado  recentemente, não há mais necessidade de oferta de emprego para imigrar (talvez nem visita exploratória). E tudo isso ao que parece para suprir carências em algumas profissões chave que estão em falta. Um dos pontos fortes dessa província para os brasileiros é o clima, que apesar de não ser como o de Vancouver ainda, é bem mais ameno que os das cidades centrais do país. As instituições de ensino também são bem conceituadas, a Dalhausie University é uma das melhores do país.



       Basicamente o que você precisa é estar dentro da idade padrão (21a 55 anos) e ter experiência em uma dessas profissões em demanda, IELTS 5.0, e apresentar um plano detalhado de como pretende se estabelecer nessa província. Vale a pena lembrar que uma vez que se imigra por um processo provincial você não pode mudar de estado depois, pelo menos não antes de obter a cidadania Canadense.
       No detalhamento do plano para se estabelecer na província você deve explicar qual carreira pretende seguir, onde pretende morar, como planeja pagar por isso. No caso de uma carreira regulamentada como você pretende aplicar para a licença?! Se poderá começar  o processo de licenciamento ainda no seu pais de origem ?! E enquanto espera o licenciamento qual outra função na mesma área você pode desempenhar?! Uma das grandes vantagens desse processo é que a nomeação provincial e a aprovação federal (CIC) lhe garantem desde a chegada ao Canadá o visto de Permanent Resident, e em 3 anos você já pode aplicar para a cidadania canadense. A primeira vista parece muito fácil, não? Foi o que pensei também...
      Mas também existe um outro provérbio que diz: "Não existe almoço grátis" e foi por isso que decidi fazer uma busca mais profunda nesse processo. Para começar temos de analisar Nova Scotia segundo seu próprio espectro, essa província é uma península com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes( Pouco mais que o Acre, 500 mil habitantes a menos que Tocantins). A economia de Nova Scotia é apoiada principalmente no setor de serviços, mas a industria da pesca também representa boa parte de suas manufaturas. Essa informação é muito importante pois há uma sazonalidade das vagas de emprego nessa área que afeta bastante a economia e contribui para os 8% de taxa de desemprego desta província( 3a Maior do Canadá). Encontrei um estudo econômico que descreve a perspectiva das carreiras selecionadas pelo Governo para o biênio 2011-2013 e as vagas estão na casa das centenas e não dos milhares.
     Aplicantes de profissões não regulamentadas são fortes candidatos para o preenchimento imediato das vagas em demanda. Por outro lado se você, como eu, faz parte da lista das profissões regulamentadas muito provavelmente terá de aceitar uma ocupação no setor de serviços quando chegar, até que consiga a licença para trabalho em sua especialidade, e invariavelmente vamos ter de competir por essas vagas com pessoas (dos 8% de desempregados) que já tem experiência canadense. Outra coisa que não ajuda é que mesmo em demanda algumas das carreiras apresentam um salário médio até 20% inferior à media nacional. E por fim as nomeações, cada província tem uma cota de nomeações estipulada pelo Governo Federal, enquanto algumas províncias tem direito a 4 ou 5mil nomeações por ano a província de Nova Scotia tem direito a apenas 700 (para todo o mundo).Isso significa que a não ser que você, se qualifique imediatamente para o processo em todos os critérios ( inclusive financeiros), há uma grande chance de que as vagas se esgotem rapidamente.
      Não tenho a intenção de parecer pessimista, mas acredito que uma tomada de decisão dessas deve acontecer levando-se em consideração todas as características boas, mas também as ruins. No meu caso específico continuo preferindo "Manitoba sua Linda", mas Nova Scotia ainda poder ser uma boa porta de entrada para você! Espero ter contribuido.

Odilon.



PS: O numero de nomeações mencionado acima se refere ao total de nomeações por província, que é dividido entre entre os vários tipos de nomeação em cada província. Hoje fiquei sabendo com a +Immi Canada  que ao que parece em Nova Scotia o numero de nomeações destinado ao PROCESSO DE PROFISSÕES EM DEMANDA é de apenas 150, e cerca de 100 processos já foram recebidos, mas ainda não começaram a ser analisados.

12 comentários:

  1. Olá,
    Também li sobre essa "nova"modalidade e estava procurando informações que você acabou de me dar...pensei exatamente isso, quando a esmola é demais o santo desconfia...
    Parabéns pelo excelente post!
    obrigada,
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Priscila! Para mim nao deu certo mas pode cer muito bom para quem não esta em uma profissão regulamentada da lista.

      Excluir
  2. Olá Odilon/Alessandra!

    Excelente post!
    Não me enquadro nas profissões da lista, só meu marido e a dele tbm é regulamentada, pior que ele não está nem um pouco empenhado em ir - ótimo né?

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá +Izabel Jordão obrigado pelo comentário! Talvez para vocês seja mesmo mais interessante tentar a nossa estrategia e ir como estudante no primeiro momento e depois de estar no Canadá entra com o pedido do PR! Você pode estudar e ele fica livre para poder trabalhar em qualquer emprego que ele achar adequado... da uma olhada em "Manitoba sua Linda".

      Excluir
  3. Eu concordo com tudo o que falou, eu achei um processo com aparência de fácil,mas se vocêfor á fundo,não é!
    Legal o post,mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário Ana Paula! bem ver você por aqui de novo!

    ResponderExcluir
  5. Ola Odilon e Alessandra. Gosto quando seus post sao imparciais, mostrando a realidade, acredito q seja uma forma de imigraçao viavel ate para quem tenha uma profissão regulamentada. Eu aplicaria, sou tec eletronica, que é regulamentada e que esta na lista, mas aceitaria trabalhar como auxiliar no inicio ou ate mesmo em outra opçao de trabalho. Me falta grana e o.ingles, rsrs. Me sobram coragem e vontade. Vlw pelo otimo trabalho de vcs, estamos acompanhando seu blog.. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo Obrigado passar por aqui mais uma vez! Estudar é o melhor caminho mesmo.

      Excluir
  6. Obrigado pelas dicas. A beleza natural de NS me atrai muito, mas tenho profissao regulamentada. Tenho lido sobre migracao de muitos para o oeste Canadense em busca de trabalho, onde eh mais prospero. Acho que eh pra la q vou! Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado tavares pelo comentário! também pensamos dessa maneira. acho que o futuro mais cero também nos espera em algum lugar no oeste!

      Excluir
  7. ola Odilon, tudo bem?
    ja morei no canada, pedir refugio, foi negado, entrei com recurso tambem foi negado, entao deixei o canada em 2012, agora quero voltar, tenho ingles intermediario, sou advogada no Brasil, meu marido trabalha na construçao civil mas nao fala ingles, sera se me encaixo neste programa que nao requer oferta de emprego?

    desde ja obrigada pela atencao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo!
      Obrigado por comentar!! Mas esse processo de Nova Scotia apesar de exigir pouca coisa, nao tem muitas vagas. sao apenas 800 vagas/ano sendo 150 para essa categoria. Da ultima vez que o processo abriu no dia seguinte tinha 100 indianos ja admitidos. Com a entrada em vigor do express entry, o programa de estudos academicos se tornou a grande porta de entrada para o Canadá. procure um programa de estudos para voce ou seu marido, e terao um caminho um pouco mais seguro para tentar seu sonho de voltar para o Canada definitivamente. Entre em contado com o pessoal da Overseas Frontiers : contato.overseas@gmail.com

      Excluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...